HD Systems - Automação contábil e RH

A/C Departamento Financeiro!

Nos últimos meses tivemos alguns problemas com a nossa cobrança, primeiro um problema com emissão indevida de boletos pela Caixa Econômica em nosso nome, que motivou a troca de banco, conforme já relatado em informativo anterior. E nos últimos três meses tivemos algumas solicitações de clientes que informam não ter recebido o boleto. Primeiro é preciso esclarecer que a nossa cobrança é do tipo registrada, que significa que nós enviamos um arquivo com os dados da cobrança ao banco e lá são feitos os procedimentos de aprovação, emissão e postagem dos boletos no correio. Vamos à identificação e ações preventivas para evitar estes problemas:
  1. Recebeu o boleto em atraso ou muito próximo do vencimento: A remessa ao banco é feita entre o dia 20 e 25 de cada mês, porque o banco precisa de 3 dias para processar e postar e sobra no mínimo 7 dias útil para o correio efetuar a entrega. Ao receber o boleto observe a data de postagem em relação à data de entrega e questione o carteiro se a demora foi além dos 7 dias úteis (clique AQUI, e veja como identificar a data de postagem). O correio está com problemas na entrega de postagens, isto está sendo amplamente noticiado nos jornais, porém deve-se cobrar cumprimento de prazos, e começando com ações conforme citada acima;
  2. Não recebeu o boleto: No início de 2010 os bancos comerciais, firmaram acordo junto com a FEBRABAN e criaram o DDA, que é o Débito Direto Autorizado, que é uma excelente opção para pagamento de boletos, pois o sacado não dependerá mais do correio para o recebimento em papel do boleto para efetuar pagamento, apenas receberá um aviso que tem título emitido contra o seu CPF/ CNPJ e o correntista apenas tem o trabalho de acessar a conta para gerar o aceite, podendo inclusive imprimir uma via do boleto. O problema, segundo informação gerente da nossa agência, é que o Banco do Brasil de forma automática incluiu milhares de correntistas no DDA, sendo assim, estes correntistas não recebem mais boletos do tipo registrado emitidos contra ele. Portanto se você ou sua empresa tem conta no Banco do Brasil, verifique se o DDA está habilitado na sua conta;

Independente da solução que for aplicar, quando não receber o boleto até 2 dias antes do vencimento, solicite-nos uma segunda via por e-mail (claudete@hdsystems.com.br), ou pelos telefones: 48 36263445 ou 9601 8856 Tim.

Tubarão, 15 de Agosto de 2010

Noticias

SC publica o Decreto 2814 que prorroga o SPED.

Foi publicado no DOE/SC de 10.12.2009 o decreto N° 2814, que prorroga o SPED.
Leia mais

Produtos

JB CONTADOR

JB CONTADOR É um sistema de gestão do Escritório de Contabilidade, que além de controlar a carteira de honorários (recibos, notas fiscais, boletos bancários) possibilita, mediante a combinação das rotinas de “Agendamento” com a...
Veja detalhes