HD Systems - Automação contábil e RH

A primeira grande mudança necessária para a EFD, é que todos os clientes e fornecedores terão que ser cadastrados com endereço, composto por:

  1. Código IBGE da cidade -> Todos os cadastros do CEPILW já tem, porque é campo obrigatório na digitação de novo cadastro;
  2. Logradouro -> É opcional no CEPILW;
  3. Número -> É opcional no CEPILW;
  4. Complemento -> É opcional no CEPILW;
  5. Bairro -> É opcional no CEPILW;
Recomendamos que desde já, se tome por regra geral que todos os clientes e fornecedores novos que forem cadastrados, estes campos sejam cadastrados. E nas empresas "Normais", se comece a fazer o cadastramento destes dados, em todos clientes e fornecedores ou pelo menos nos que são movimentos com mais frequência, para evitar acúmulo de trabalho em janeiro de 2010. Lembrando que no caso de uso de plano de contas centralizado, basta fazer a atualização uma única vez, e ficará pronto para todas as empresas que usam o mesmo plano.

Para as empresas que já importam os clientes e fornecedores do sistema de ERP, é necessário que se faça a adaptação da geração do TXT, gerando as informações dos campos acima citados, inclusive o código IBGE da cidade, já que via importação é possível importar sem esta informação no TXT, onde o sistema atribui um código genérico de dois dígitos para cada estado que não são válidos para o SPED.

Tubarão, 21 de Setembro de 2009

Dicas

SRF publica novo Guia Prático do SPED Fiscal - Versão 1.0.5

       No último dia 19 de agosto de 2009, a Receita Federal publicou o novo Guia Prático do SPED Fiscal que contempla 34 alterações em relação a versão anterior,...
Leia mais