Criando um Recebimento
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O processo de recebimento de contas é simples. Os passos para iniciar e finalizar um recebimento são basicamente classificados em quatro etapas:


1) Clicar no botão "Novo" na tela principal de recebimentos;

2)Selecionar a opção de recebimento;

3) Informar o cliente;

4) Informar as formas de recebimento para as duplicatas selecionadas;


As próximas figuras ilustram o processo de recebimento.



1) Criação do recebimento: Clique no botão "Novo" para selecionar um novo recebimento.



2) Selecione a opção de recebimento:


2.1- Novo Recebimento: Faz o recebimento de contas de apenas um cliente. De contas que estão no sistema;


2.2- Novo Recebimento(AVULSO): Faz o lançamento e a baixa automaticamente de contas avulsa;


2.3- Novo Recebimento Repetitivo: Faz a baixa do recebimento de contas que estão no sistema, podendo ainda ser feito para  varios clientes sem precisar iniciar o processo novamente;




2.1) Se for escolhido a opção Novo recebimento:



- Codigo do Cliente: Informe o cliente;


- Nome do cliente para recibo: Após informar o cliente tecle para o campo abaixo, que o nome do cliente será informado automaticamente;


- E em seguida tecle seta para baixo ou enter, até sair do campo Data do recebimento ou clique no botão 'Selecionar Duplicatas' para que a tela de seleção de duplicatas seja visualizadas, então selecione as duplicatas associadas ao cliente escolhido conforme visualizado na figura abaixo.



Após selecionar as duplicatas, clique no botão "OK" para finalizar a seleção



3) Formas de recebimento:

- Após visualizar as duplicatas no primeiro Grid, você ainda poderá alterar os campo 'Vlr. juro', 'Vlr. multa', 'Vlr. Desconto' colocando algum valor nesses campos,  conforme a figura abaixo.

- Excluir duplicatas [Del]: Para excluir uma duplicata, selecione ela e clique sobre esse botão;

-  Tecle 'Tab', para passar para o próximo,que serão informados os lançamentos



- No Grid (Informe os lançamento), você poderá informar um ou mais lançamentos conforme a figura. Esses lançamentos podem ser feitos em Dinheiro, Cheque, Quitação com adiantamento ou Depósito Bancário.


- Imprimir comprovante de recebimento: Se marcado essa opção poderá ser feito a impressão de  um comprovante de recebimento, seja ele no formato grafico ou matricial;

- Após o término da seleção de tipos de recebimento clique no botão "OK" para finalizar o recebimento.


- Que então será exibida a tela para a contabilização do recebimento, e após feito a contabilização será mostrado a mensagem para fazer a impressão do comprovante de recebimento, conforme a imagem a seguir:




2.2) Se a opção for Novo recebimento(Avulso): Nessa opção você seleciona os itens do clientes, e já realiza o recebimento;

- Cliente: Informe o Cliente;


- Nome do cliente para Recibo: Informe, ou depois de informar o campo anterior, tecle enter que esse campo será preenchido automaticamnete;


- No Grid 'Itens do recebimento avulso', você informará quais item são para esse determinado cliente;


- Cód. Prod.: Informe o código do produto, com isso já serão preenchido auntomaticamente os campos 'Descrição e Vlr. Unitário';


- Qnde: Informe a quantidade de produtos do mesmo, e assim será preenchido o campo 'Vlr. Total';



- Botão Excluir: Excluir o documento selecionado;


- Abrir configurações de verbas (6050): Para configurar os produtos;


- OK: Confirma os produtos. Após a confirmação, abrirá o formulário para realizar o recebimento. Conforme item 2.1.



2.3) Se a opção for Novo recebimento repetitivo: Com essa opção você poderá realizar recebimentos para varios clientes, sem ter que iniciar todo o processo novamente, desde o formulário principal. Siga os passo conforme item 2.1. A unica diferença dessa opção, é que quando fazer a confirmação do recebimento no botão 'OK', o formulário não irá fechar, podendo ser feito outros lançamentos para outros clientes. Para fechar a tela clique em cancelar.