O processo de pagamento de contas é simples. Os passos para iniciar e finalizar um pagamento são basicamente classificados e três etapas:
1) Clicar no botão "Novo" na tela principal de pagamentos;
2) Informar o cliente que deseja receber as duplicatas pendentes;
3) Informar as formas de pagamento para as duplicatas selecionadas;
As próximas figuras ilustram o processo de pagamento.
1) Criação do pagamento: Clique no botão "Novo" para iniciar um novo pagamento.
2) Na janela de novo pagamento:
- Código do Fornecedor: Informe o código do fornecedor para fazer o pagamento;
- Data do pagamento: Informe a data do pagamento;
- Selecionar Duplicatas [Ctrl+F]: Clique para abrir a tela das duplicatas do cliente, ou após sair do campo data de pagamento a tela irá aparecer;
3 em seguida selecione as duplicatas associados ao fornecedor escolhido conforme visualizado na figura abaixo:
4) Após selecionar as duplicatas, clique no botão "OK" para finalizar a seleção;
Obs.: Também é possível alterar duplicatas por exemplo que foram "REPLICADAS" através do pacote 6113 (por exemplo: a conta de luz, todo mês varia, então é só selecionar o título e clicar no botão "Alterar valor duplicatas [Ctrl+A]") como na figura a seguir:
5) Formas de pagamento:
5.1 - Nessa terceira etapa é necessário selecionar as formas de pagamento desejadas como mostrado na figura abaixo:
5.2 - Após o término da seleção de tipos de pagamentos clique no botão "OK" para finalizar o pagamento.
Obs.: Se a soma dos valores informados para o pagamentos forem maior que o valor da Duplicata que está sendo paga, quando clicado em Ok, aparecerá uma mensagem semelhante a mensagem da figura abaixo: