Ordens de Serviço (06200)
[VERSAO]
Numero=1.5.0.0
Previous Topic  Next Topic 

Pacote 6200 Ordens de Serviço


Este pacote tem por objetivo cadastrar Ordens de Serviço.

Estas Ordens de Serviço servem para agendar e delegar Tarefas e Atividades a serem realizadas, de uma forma bem organizada, otimizando os Procedimentos.



Obs.: Note o esquema das dependências, as Ordens de Serviços que são dependentes de outra aparecem na listagem como na figura abaixo:



Descrição das Operações:


Novo: Cadastra uma nova Ordem de Serviço e também suas delegações;


Excluir: Excluir a Ordem de Serviço selecionada, juntamente com suas delegações;


Editar: Possibilita a alteração da Ordem de Serviço


Consultar: Possibilita a localização da Ordem de Serviço



Nova Ordem de Serviço:


1 Clique no botão “Novo”;

2 Abrirá a seguinte janela:



3 Escolha o modelo de Ordem de Serviço que deseja cadastrar.

01 Ordem de Serviço Normal

02 Ordem de Serviço a partir de uma atividade (Atividade cadastrada no pacote 6201)

03 Ordem de Serviço a partir de um procedimento (Procedimento cadastrado no pacote 6202)


3.1 Se desejar cadastrar uma Ordem de Serviço que tenha uma Ordem de Serviço dependente dela, então marque a opção “Descender de outra ordem de serviço” e no campo “OS Dependente” informe o código da Ordem de Serviço dependente.




4 No cadastro da Ordem de Serviço informe os seguintes dados:


5 - Nr OS: Aparecerá automaticamente, se for uma nova Ordem de Serviço;


6 - Data Criação: Data em que essa Ordem de Serviço for Cadastrada;


7 - Tipo de Solicitante: Escolha o tipo de Solicitante que fez a solicitação dessa OS a ser cadastrada;

       1 Cliente

       2 Usuário


8 - Solicitante: Informe o código do solicitante conforme a escolha do tipo de solicitante;


9 - Contato: Informe algum contato do solicitante para obter mais informações se necessário;


10 - Depende da OS: Este campo serve para informar (caso haja) a Ordem de Serviço dependente;


11 - Registrado por: Informe o código de quem registrou essa Ordem de Serviço;


12 - Área: Informe a área de atuação da Ordem de Serviço (áreas cadastradas no pacote 6204);


13 - Tipo de Solicitação: Informe o tipo da solicitação (cadastradas no pacote 6205);


14 - Prev. Início: Informe a data que representará a previsão de início da Ordem de Serviço;


15 - Prev. Fim: Informe a data que representará a previsão de fim da Ordem de Serviço;


16 - Prioridade: Escolha a prioridade, para definir qual Ordem de Serviço será realizada por primeiro;

       1 Muito Baixa

       2 Baixa

       3 Média

       4 Alta

       5 Muito Alta


(Opcional)


17 - Estes campos servem para informar se desejar efetuar cobrança de algum produto ligado a Ordem de serviço.


17.1 - Efetuar cobrança: Escolha uma opção:

       1 Ao Iniciar a Ordem de Serviço:  Quando cadastrada uma Ordem de Serviço com esta Opção marcada, ao incluir uma delegação para esta OS, com o Status "2 - A Realizar", será feito automaticamente um lançamento no pacote 6053 - Lançar Faturamento para o Cliente Cadastrado na OS, com o produto e o valor definido na Ordem de Serviço

       2 Ao Finalizar a Ordem de Serviço: Quando cadastrada uma Ordem de Serviço com esta Opção marcada, ao incluir uma delegação para esta OS, com o Status "98 - Realizado", será feito automaticamente um lançamento no pacote 6053 - Lançar Faturamento para o Cliente Cadastrado na OS, com o produto e o valor definido na Ordem de Serviço.        


17.2 - Produto: Informe o Código do Produto para efetuar a cobrança;


17.3 - Valor: Informe o valor do Produto informado (note que ao informar o código do produto o valor aparecerá automaticamente se o produto está configurado (6050) com um preço fixo).


18 - Descrição Resumida: Informe a descrição resumida para identificar o assunto que se refere na Ordem de Serviço.


19 - Descrição Completa: Informe toda a informação necessária para a Ordem de Serviço, detalhando toda a informação nesse campo.


20 Depois de informado os dados para a Ordem de Serviço, é obrigatório que esta Ordem de Serviço seja Delegada para Alguém.


21 Portanto, clique no botão “Incluir delegação”.


21 Aparecerá uma janela, como a da figura abaixo para fazer a delegação da Ordem de Serviço;



21.1 Ordem de Serviço: Aparecerá automaticamente o número da Ordem de Serviço;


21.2 Data Delegação: Informe a data em que a delegação foi feita.


21.3 Delegar de: Informe o código do Usuário que fez a delegação.


21.4 Para: Informe o código do usuário que receberá esta delegação.


21.5 Status: Informe o Status (Situação) da Ordem de Serviço (cadastrado no pacote 6203).


21.6 Descrição da Delegação: Informe o conteúdo do que deve ser feito na Ordem de Serviço.


21.6 Clique em OK para gravar a delgação.


A figura abaixo ilustra uma Ordem de Serviço que tem 2 delegações. Observe:



22 Clique novamente em OK para salvar a Ordem de Serviço



Excluir uma Ordem de Serviço


1 Para excluir uma ordem de serviço. Primeiro Selecione a Ordem de Serviço.


2 Clique no botão “Excluir”;


Obs.: Se a Ordem de Serviço tiver dependentes ligadas a ela, essas Ordens de Serviço dependentes também serão excluídas.



Editar uma Ordem de Serviço


1 Para Editar uma Ordem de Serviço, selecione a Ordem de Serviço Listada.


2 Clique no botão “Editar”, ou dê um “Clique duplo” na Ordem de Serviço.


3 Abrirá a janela para Alteração dos dados assim como fazer novas delegações...


4 Faça as Alterações que desejar e clique em Ok.



Consultar uma Ordem de Serviço


1 Clique no botão “Consultar”;


2 Abrirá a janela de Pesquisa, na qual serão informados os dados para localização da OS.


3 Área: Escolha a área que a Ordem de Serviço foi cadastrada;


4 Usuário: Marque o usuário que recebeu a delegação da Ordem de Serviço;


5 Tipo de Solicitação: Marque o tipo de solicitação na qual a OS se refere;


6 Status: Marque o Status (situação) em que a OS se encontra.


7 Para fazer uma pesquisa mais detalhada, selecione um tipo de pesquisa:

       1 Data prev. Início

       2 Data prev. Fim

       3 Data de Delegação

       4 Descrição

       5 Ordem de Serviço


7.1 - Obs.: Note que ao escolher o tipo de pesquisa, aparece o campo ao lato para informar os dados.


8 Depois de informado os dados, clique no botão “Pesquisar”. Se houver Ordens de serviço com os dados informados será listada no grid.



9 Selecionando a Ordem de Serviço e pressionando a tecla “Enter” ou efetuando um “Duplo clique” sobre a mesma, automaticamente abrirá a tela de Edição para essa Ordem de Serviço selecionada.