O processo de recebimento de contas é simples. Os passos para iniciar e finalizar um recebimento são basicamente classificados em quatro etapas:
1) Clicar no botão "Novo" na tela principal de recebimentos;
2)Selecionar a opção de recebimento;
3) Informar o cliente;
4) Informar as formas de recebimento para as duplicatas selecionadas;
As próximas figuras ilustram o processo de recebimento.
1) Criação do recebimento: Clique no botão "Novo" para selecionar um novo recebimento.
2) Selecione a opção de recebimento:
2.1- Novo Recebimento: Faz o recebimento de contas de apenas um cliente. De contas que estão no sistema;
2.2- Novo Recebimento(AVULSO): Faz o lançamento e a baixa automaticamente de contas avulsa;
2.3- Novo Recebimento Repetitivo: Faz a baixa do recebimento de contas que estão no sistema, podendo ainda ser feito para varios clientes sem precisar iniciar o processo novamente;
2.1) Se for escolhido a opção Novo recebimento:
- Codigo do Cliente: Informe o cliente;
- Nome do cliente para recibo: Após informar o cliente tecle para o campo abaixo, que o nome do cliente será informado automaticamente;
- E em seguida tecle seta para baixo ou enter, até sair do campo Data do recebimento ou clique no botão 'Selecionar Duplicatas' para que a tela de seleção de duplicatas seja visualizadas, então selecione as duplicatas associadas ao cliente escolhido conforme visualizado na figura abaixo.
Após selecionar as duplicatas, clique no botão "OK" para finalizar a seleção
3) Formas de recebimento:
- Após visualizar as duplicatas no primeiro Grid, você ainda poderá alterar os campo 'Vlr. juro', 'Vlr. multa', 'Vlr. Desconto' colocando algum valor nesses campos, conforme a figura abaixo.
- Excluir duplicatas [Del]: Para excluir uma duplicata, selecione ela e clique sobre esse botão;
- Tecle 'Tab', para passar para o próximo,que serão informados os lançamentos
- No Grid (Informe os lançamento), você poderá informar um ou mais lançamentos conforme a figura. Esses lançamentos podem ser feitos em Dinheiro, Cheque, Quitação com adiantamento ou Depósito Bancário.
- Imprimir comprovante de recebimento: Se marcado essa opção poderá ser feito a impressão de um comprovante de recebimento, seja ele no formato grafico ou matricial;
- Após o término da seleção de tipos de recebimento clique no botão "OK" para finalizar o recebimento.
- Que então será exibida a tela para a contabilização do recebimento, e após feito a contabilização será mostrado a mensagem para fazer a impressão do comprovante de recebimento, conforme a imagem a seguir:
2.2) Se a opção for Novo recebimento(Avulso): Nessa opção você seleciona os itens do clientes, e já realiza o recebimento;
- Cliente: Informe o Cliente;
- Nome do cliente para Recibo: Informe, ou depois de informar o campo anterior, tecle enter que esse campo será preenchido automaticamnete;
- No Grid 'Itens do recebimento avulso', você informará quais item são para esse determinado cliente;
- Cód. Prod.: Informe o código do produto, com isso já serão preenchido auntomaticamente os campos 'Descrição e Vlr. Unitário';
- Qnde: Informe a quantidade de produtos do mesmo, e assim será preenchido o campo 'Vlr. Total';
- Botão Excluir: Excluir o documento selecionado;
- Abrir configurações de verbas (6050): Para configurar os produtos;
- OK: Confirma os produtos. Após a confirmação, abrirá o formulário para realizar o recebimento. Conforme item 2.1.
2.3) Se a opção for Novo recebimento repetitivo: Com essa opção você poderá realizar recebimentos para varios clientes, sem ter que iniciar todo o processo novamente, desde o formulário principal. Siga os passo conforme item 2.1. A unica diferença dessa opção, é que quando fazer a confirmação do recebimento no botão 'OK', o formulário não irá fechar, podendo ser feito outros lançamentos para outros clientes. Para fechar a tela clique em cancelar.