Pacote 6200 – Ordens de Serviço
Este pacote tem por objetivo cadastrar Ordens de Serviço.
Estas Ordens de Serviço servem para agendar e delegar Tarefas e Atividades a serem realizadas, de uma forma bem organizada, otimizando os Procedimentos.
Obs.: Note o esquema das dependências, as Ordens de Serviços que são dependentes de outra aparecem na listagem como na figura abaixo:
Descrição das Operações:
Novo: Cadastra uma nova Ordem de Serviço e também suas delegações;
Excluir: Excluir a Ordem de Serviço selecionada, juntamente com suas delegações;
Editar: Possibilita a alteração da Ordem de Serviço
Consultar: Possibilita a localização da Ordem de Serviço
Nova Ordem de Serviço:
1 – Clique no botão “Novo”;
2 – Abrirá a seguinte janela:
3 – Escolha o modelo de Ordem de Serviço que deseja cadastrar.
01 – Ordem de Serviço Normal
02 – Ordem de Serviço a partir de uma atividade (Atividade cadastrada no pacote 6201)
03 – Ordem de Serviço a partir de um procedimento (Procedimento cadastrado no pacote 6202)
3.1 – Se desejar cadastrar uma Ordem de Serviço que tenha uma Ordem de Serviço dependente dela, então marque a opção “Descender de outra ordem de serviço” e no campo “OS Dependente” informe o código da Ordem de Serviço dependente.
4 – No cadastro da Ordem de Serviço informe os seguintes dados:
5 - Nr OS: Aparecerá automaticamente, se for uma nova Ordem de Serviço;
6 - Data Criação: Data em que essa Ordem de Serviço for Cadastrada;
7 - Tipo de Solicitante: Escolha o tipo de Solicitante que fez a solicitação dessa OS a ser cadastrada;
1 – Cliente
2 – Usuário
8 - Solicitante: Informe o código do solicitante conforme a escolha do tipo de solicitante;
9 - Contato: Informe algum contato do solicitante para obter mais informações se necessário;
10 - Depende da OS: Este campo serve para informar (caso haja) a Ordem de Serviço dependente;
11 - Registrado por: Informe o código de quem registrou essa Ordem de Serviço;
12 - Área: Informe a área de atuação da Ordem de Serviço (áreas cadastradas no pacote 6204);
13 - Tipo de Solicitação: Informe o tipo da solicitação (cadastradas no pacote 6205);
14 - Prev. Início: Informe a data que representará a previsão de início da Ordem de Serviço;
15 - Prev. Fim: Informe a data que representará a previsão de fim da Ordem de Serviço;
16 - Prioridade: Escolha a prioridade, para definir qual Ordem de Serviço será realizada por primeiro;
1 – Muito Baixa
2 – Baixa
3 – Média
4 – Alta
5 – Muito Alta
(Opcional)
17 - Estes campos servem para informar se desejar efetuar cobrança de algum produto ligado a Ordem de serviço.
17.1 - Efetuar cobrança: Escolha uma opção:
1 – Ao Iniciar a Ordem de Serviço: Quando cadastrada uma Ordem de Serviço com esta Opção marcada, ao incluir uma delegação para esta OS, com o Status "2 - A Realizar", será feito automaticamente um lançamento no pacote 6053 - Lançar Faturamento para o Cliente Cadastrado na OS, com o produto e o valor definido na Ordem de Serviço
2 – Ao Finalizar a Ordem de Serviço: Quando cadastrada uma Ordem de Serviço com esta Opção marcada, ao incluir uma delegação para esta OS, com o Status "98 - Realizado", será feito automaticamente um lançamento no pacote 6053 - Lançar Faturamento para o Cliente Cadastrado na OS, com o produto e o valor definido na Ordem de Serviço.
17.2 - Produto: Informe o Código do Produto para efetuar a cobrança;
17.3 - Valor: Informe o valor do Produto informado (note que ao informar o código do produto o valor aparecerá automaticamente se o produto está configurado (6050) com um preço fixo).
18 - Descrição Resumida: Informe a descrição resumida para identificar o assunto que se refere na Ordem de Serviço.
19 - Descrição Completa: Informe toda a informação necessária para a Ordem de Serviço, detalhando toda a informação nesse campo.
20 – Depois de informado os dados para a Ordem de Serviço, é obrigatório que esta Ordem de Serviço seja Delegada para Alguém.
21 – Portanto, clique no botão “Incluir delegação”.
21 – Aparecerá uma janela, como a da figura abaixo para fazer a delegação da Ordem de Serviço;
21.1 – Ordem de Serviço: Aparecerá automaticamente o número da Ordem de Serviço;
21.2 – Data Delegação: Informe a data em que a delegação foi feita.
21.3 – Delegar de: Informe o código do Usuário que fez a delegação.
21.4 – Para: Informe o código do usuário que receberá esta delegação.
21.5 – Status: Informe o Status (Situação) da Ordem de Serviço (cadastrado no pacote 6203).
21.6 – Descrição da Delegação: Informe o conteúdo do que deve ser feito na Ordem de Serviço.
21.6 – Clique em OK para gravar a delgação.
A figura abaixo ilustra uma Ordem de Serviço que tem 2 delegações. Observe:
22 – Clique novamente em OK para salvar a Ordem de Serviço
Excluir uma Ordem de Serviço
1 – Para excluir uma ordem de serviço. Primeiro Selecione a Ordem de Serviço.
2 – Clique no botão “Excluir”;
Obs.: Se a Ordem de Serviço tiver dependentes ligadas a ela, essas Ordens de Serviço dependentes também serão excluídas.
Editar uma Ordem de Serviço
1 – Para Editar uma Ordem de Serviço, selecione a Ordem de Serviço Listada.
2 – Clique no botão “Editar”, ou dê um “Clique duplo” na Ordem de Serviço.
3 – Abrirá a janela para Alteração dos dados assim como fazer novas delegações...
4 – Faça as Alterações que desejar e clique em Ok.
Consultar uma Ordem de Serviço
1 – Clique no botão “Consultar”;
2 – Abrirá a janela de Pesquisa, na qual serão informados os dados para localização da OS.
3 – Área: Escolha a área que a Ordem de Serviço foi cadastrada;
4 – Usuário: Marque o usuário que recebeu a delegação da Ordem de Serviço;
5 – Tipo de Solicitação: Marque o tipo de solicitação na qual a OS se refere;
6 – Status: Marque o Status (situação) em que a OS se encontra.
7 – Para fazer uma pesquisa mais detalhada, selecione um tipo de pesquisa:
1 – Data prev. Início
2 – Data prev. Fim
3 – Data de Delegação
4 – Descrição
5 – Ordem de Serviço
7.1 - Obs.: Note que ao escolher o tipo de pesquisa, aparece o campo ao lato para informar os dados.
8 – Depois de informado os dados, clique no botão “Pesquisar”. Se houver Ordens de serviço com os dados informados será listada no grid.
9 – Selecionando a Ordem de Serviço e pressionando a tecla “Enter” ou efetuando um “Duplo clique” sobre a mesma, automaticamente abrirá a tela de Edição para essa Ordem de Serviço selecionada.